net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:1411416447778818
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Ensino
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LEE
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Plano LEE
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Currículo
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Gestão de Empresas e de Projectos
Licenciatura em Engenharia Electrotécnica
Plano Curricular Plano LEE
Gestão de Empresas e de Projectos
(GEPR)
ContextosGrupo: Plano LEE > 1º Ciclo Período: 4 Ano, 2 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosApós a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de Empresas e a sua dinâmica social e o seu relacionamento; Conhecer os conceitos de produtividade e a sua relação com o desempenho da organização; Identificar as actividades que integram a função de gestão; Identificar as principais forças que moldam a gestão e as suas condicionantes e as actividades de suporte de uma organização; Ser capaz de reconhecer a postura de uma organização face ao seu mercado; Enumerar e caracterizar os elementos fundamentais que possam afectar o sucesso de uma empresa dado o seu meio envolvente. Determinar os principais parâmetros de conhecimentos sobre as teorias de administração e função da empresa. Mostrar a importância do papel de um gestor numa empresa ou organização em geral. Conhecer a importância da Gestão de Projectos nas organizações. Programanull GRUPO A – Sub-Tema Gestão de Empresas
1. Introdução à empresa 6 aulas
1.1. Introdução aos conceitos de economia
1.2. Organização Vs. Empresa.
1.3. O ambiente das organizações
1.4. A organização e os seus objectivos
1.5. A cadeia de valor. Actividades Principais e de suporte
2. Teorias de Administração 6 aulas
2.1. As teorias clássicas e neo-clássicas
2.2. A teoria das relações humanas
2.3. A Teoria da Contingência
2.4. A Teoria dos sistemas
3. Tarefas do Gestor 4 aulas
3.1. Planear
3.2. Organizar
3.3. Liderar
3.4. Controlar
4. Planeamento e Controlo 4 aulas
4.1. Importância do planeamento
4.2. Tipos de planeamento
4.3. Ferramentas do planeamento
4.4. A gestão estratégica GRUPO B – Sub-Tema Gestão de Projectos
1. Introdução à Gestão de Projectos 4 aulas
1.1. Noção de Projectos
1.2. Objectivos da Gestão de Projectos
1.3. Tipos e características principais
2. A Equipe e o Gestor do Projecto 2 aulas
2.1. A equipe de trabalho
2.2. Liderança
2.3. O Planeamento e recrutamento da força de trabalho
3. O Plano global e a calendarização do projecto 6 aulas
3.1. Conceitos, faseamento e estimativas do Projecto.
3.2. O Ciclo do plano e controle.
3.3. O Plano de procurement e o concurso público e os (OR`s).
3.4. Programação de Tarefas ( WBS – Work – breakdown structure).
3.5. O caminho crítico (the critical path).
3.6. Gráfico de Gantt ( Gantt charts).
3.7. PERT/ CPM charts.
3.8. Recursos internos Vs Externos.
4. O Projecto e o Orçamento 6 aulas
4.1. Considerações Gerais sobre Orçamentos.
4.2. Estimativa de custos do projecto.
4.3. Cash – Flow do Projecto.
4.4. A Implementação e o controlo.
5. A Comunicação na Gestão de Projecto 6 aulas
5.1. Coonsiderações Gerais
5.2. O Reporting e Resultados como ferramenta de Monitoria
5.3. Os vários meios de comunicação
5.4. A incorporação do pensamento dos outros.
5.5. A escolha de um software de gestão.
6. A participação simultânea em vários projectos 2 aulas
6.1. Múltiplos projectos, múltiplos chefes e múltiplas dores de cabeça
6.2. O planeamento e o Reporting para mais de um chefe.
Metodologia de avaliaçãoA Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas (estudo de Casos); A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com actividades de carácter prático em regime tutorial (resolução de exercícios). Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar trabalhos de Casa (TPC) e Trabalhos Escritos (TE) resultantes de pesquisa bibliográfica; É indispensável o trabalho individual dos estudantes, com resolução dos exercícios dados e com à bibliografia recomendada e às fichas da Disciplina.
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