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net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:1411416447778820 ISUTC  >  Ensino  >  LGBS  >  Plano LGBS  >  Currículo  >  Gestão Comercial e de Marketing

Licenciatura em Gestão Bancária e de Seguros

Plano Curricular Plano LGBS


Gestão Comercial e de Marketing (GCMA)

Contextos

Grupo: Plano LGBS > 1º Ciclo

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta disciplina os estudantes devem ser capazes de:
1)Definir o Marketing, os seus conceitos principais, suas tarefas e as tarefas dos seus profissionais.
2)Identificar e caracterizar as diferentes orientações de empresas no mercado.
3)Explicar a razão das mudanças na envolvente externa e as estratégias de reajustamento.
4)Definir os conceitos de valor, qualidade satisfação; atracção e retenção de clientes
5)Formular estratégias de atracção e de retenção de clientes.
6)Definir os elementos estratégicos e as principais etapas do processo de planeamento
7)Elaborar o plano de marketing de uma organização ou empresa.
8)Fazer o planeamento de novos negócios e eliminação de negócios pouco lucrativos.
9)Definir estratégias competitivas de marketing.

Programa

1.Introdução ao Marketing

1.1 Definição de marketing;

1.2 Marketing como processo social e de gestão;

1.3 Conceitos principais de marketing;

1.4 Histórico e evolução do marketing nas organizações;

1.5 Marketing Mix.

2. Atracção, satisfação, valor e retenção de Clientes

2.1. Definição de valor, atracção e satisfação;

2.2. Atracção, retenção e entrega de valor ao cliente;

2.3. Marketing de relacionamento;

2.4. Marketing de qualidade total.

3. Comunicação integrada de Marketing

3.1. Noções básicas de comunicação
• O processo de comunicar

3.2. Comunicação Integrada de Marketing
• O Marketing Mix e o Mix da Comunicação
• Desenvolvimento de Estratégias de Novos produtos
• Decisões de Marketing
• Gestão de canais de Marketing

4. Planeamento de Marketing e Plano de Comunicação

4.1. Desenvolvimento da carteira de negócios;

4.2. Plano de marketing;

4.3. Plano de comunicação.

5. Análise das oportunidades de marcado

5.1. Estudo de mercado em marketing;

5.2. Analise do ambiente de marketing;

5.3. Pesquisa e sistema de informação de marketing;

5.4. Comportamento de compra do consumidor final.

6. Marketing em ambientes competitivos

6.1. Análise da concorrência e dos concorrentes;

6.2. Sistema de inteligência competitiva;

6.3. Estratégias competitivas por posição competitiva;

6.4. Equilíbrio entre orientação para o cliente e para o concorrente.

7. Marketing na Era Global

7.1. Ambiente globalizado de negócios;

7.2. Marketing directo e e-marketing;

7.3. Ética e Responsabilidade Social em marketing.

Metodologia de avaliação

1) A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas;
2) A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com exemplos e a resolução de aulas práticas;
3) Serão disponibilizadas aos alunos as aulas práticas de cada um dos capítulos.