net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:1411416447778820
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Gestão Comercial e de Marketing
Licenciatura em Gestão Bancária e de Seguros
Plano Curricular Plano LGBS
Gestão Comercial e de Marketing
(GCMA)
ContextosGrupo: Plano LGBS > 1º Ciclo Período: 1 Ano, 2 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosNo final desta disciplina os estudantes devem ser capazes de: 1)Definir o Marketing, os seus conceitos principais, suas tarefas e as tarefas dos seus profissionais. 2)Identificar e caracterizar as diferentes orientações de empresas no mercado. 3)Explicar a razão das mudanças na envolvente externa e as estratégias de reajustamento. 4)Definir os conceitos de valor, qualidade satisfação; atracção e retenção de clientes 5)Formular estratégias de atracção e de retenção de clientes. 6)Definir os elementos estratégicos e as principais etapas do processo de planeamento 7)Elaborar o plano de marketing de uma organização ou empresa. 8)Fazer o planeamento de novos negócios e eliminação de negócios pouco lucrativos. 9)Definir estratégias competitivas de marketing. Programa1.Introdução ao Marketing
1.1 Definição de marketing;
1.2 Marketing como processo social e de gestão;
1.3 Conceitos principais de marketing;
1.4 Histórico e evolução do marketing nas organizações;
1.5 Marketing Mix.
2. Atracção, satisfação, valor e retenção de Clientes
2.1. Definição de valor, atracção e satisfação;
2.2. Atracção, retenção e entrega de valor ao cliente;
2.3. Marketing de relacionamento;
2.4. Marketing de qualidade total.
3. Comunicação integrada de Marketing
3.1. Noções básicas de comunicação • O processo de comunicar
3.2. Comunicação Integrada de Marketing • O Marketing Mix e o Mix da Comunicação • Desenvolvimento de Estratégias de Novos produtos • Decisões de Marketing • Gestão de canais de Marketing
4. Planeamento de Marketing e Plano de Comunicação
4.1. Desenvolvimento da carteira de negócios;
4.2. Plano de marketing;
4.3. Plano de comunicação.
5. Análise das oportunidades de marcado
5.1. Estudo de mercado em marketing;
5.2. Analise do ambiente de marketing;
5.3. Pesquisa e sistema de informação de marketing;
5.4. Comportamento de compra do consumidor final.
6. Marketing em ambientes competitivos
6.1. Análise da concorrência e dos concorrentes;
6.2. Sistema de inteligência competitiva;
6.3. Estratégias competitivas por posição competitiva;
6.4. Equilíbrio entre orientação para o cliente e para o concorrente.
7. Marketing na Era Global
7.1. Ambiente globalizado de negócios;
7.2. Marketing directo e e-marketing;
7.3. Ética e Responsabilidade Social em marketing.
Metodologia de avaliação1) A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas; 2) A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com exemplos e a resolução de aulas práticas; 3) Serão disponibilizadas aos alunos as aulas práticas de cada um dos capítulos.
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