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net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:1411416447778822 ISUTC  >  Ensino  >  LECC  >  Plano LECC  >  Currículo  >  Computação Gráfica

Licenciatura em Engenharia e Ciência dos Computadores

Plano Curricular Plano LECC


Computação Gráfica (CMGR)

Contextos

Grupo: Plano LECC > 1º Ciclo

Período: 3 Ano, 1 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

GERAIS


- Favorecer capacidades/habilidades para conhecer sistemas baseados em computação gráfica e processamento de imagens, assim como detalhes importantes para a implementação destes sistemas.


- Especificar um ambiente de trabalho que envolva dispositivos e programas com capacidade para processamento de imagens e outras informações gráficas.



ESPECÍFICOS


- Conduzir gradativamente o aluno, ao longo da cadeira a:


- Dominar os conceitos básicos sobre a Computação Gráfica como: algoritmos, estrutura de dados, sistemas 2D e 3D e padronizações gráficas;


- Definir e implementar aplicativos que envolvam técnicas de Computação Gráfica e Processamento de Imagens;


- Especificar ambientes de trabalho que envolva dispositivos com capacidades de processamento gráfico;


- Conhecer tópicos importantes como a modelagem de sólidos, Processamento de Imagens.

Programa

1. Introdução a computação gráfica


- Visão geral dos procedimentos em computação gráfica


- Pipeline de renderização gráfica e analise do motor 3D


- Motivação


- Aplicações


- História e terminologia básica


- Equipamentos, estruturas gráficas fundamentais, sistemas de coordenadas



2. Algoritmos gráficos


- Primitivos, preenchimento de regiões


- Geometria E transformações 2D e 3D


- Coordenadas homogéneas


- Introdução a OpenG



3.Visualização


- Janelamento, mapeamento de textura, relevo e de deslocamento


- Aplicação E redução de imagens


- Transformações geométricas 2D e 3D



4. Estruturação de dados gráficos
- Organização das informações gráficas


- Representações e operações com objectos 3D



5. Processamento de imagens digitais


- Imagens digitas


- Algorítmos e filtros


6. Modelagem de objectos 3D e renderização de superfícies


- Técnicas de representação


- Curvas e superfícies


- Iluminação sombras


7. Efeitos especiais e animações em 3D


Metodologia de avaliação

N/A