net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:1411416447778822
ISUTC
>
Ensino
>
LECC
>
Plano LECC
>
Currículo
>
Computação Gráfica
Licenciatura em Engenharia e Ciência dos Computadores
Plano Curricular Plano LECC
Computação Gráfica
(CMGR)
ContextosGrupo: Plano LECC > 1º Ciclo Período: 3 Ano, 1 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosGERAIS - Favorecer capacidades/habilidades para conhecer sistemas baseados em computação gráfica e processamento de imagens, assim como detalhes importantes para a implementação destes sistemas.
- Especificar um ambiente de trabalho que envolva dispositivos e programas com capacidade para processamento de imagens e outras informações gráficas.
ESPECÍFICOS
- Conduzir gradativamente o aluno, ao longo da cadeira a:
- Dominar os conceitos básicos sobre a Computação Gráfica como: algoritmos, estrutura de dados, sistemas 2D e 3D e padronizações gráficas;
- Definir e implementar aplicativos que envolvam técnicas de Computação Gráfica e Processamento de Imagens;
- Especificar ambientes de trabalho que envolva dispositivos com capacidades de processamento gráfico;
- Conhecer tópicos importantes como a modelagem de sólidos, Processamento de Imagens.
Programa 1. Introdução a computação gráfica - Visão geral dos procedimentos em computação gráfica
- Pipeline de renderização gráfica e analise do motor 3D
- Motivação
- Aplicações
- História e terminologia básica
- Equipamentos, estruturas gráficas fundamentais, sistemas de coordenadas
2. Algoritmos gráficos
- Primitivos, preenchimento de regiões
- Geometria E transformações 2D e 3D
- Coordenadas homogéneas
- Introdução a OpenG
3.Visualização
- Janelamento, mapeamento de textura, relevo e de deslocamento
- Aplicação E redução de imagens
- Transformações geométricas 2D e 3D
4. Estruturação de dados gráficos - Organização das informações gráficas
- Representações e operações com objectos 3D
5. Processamento de imagens digitais
- Imagens digitas
- Algorítmos e filtros
6. Modelagem de objectos 3D e renderização de superfícies
- Técnicas de representação
- Curvas e superfícies
- Iluminação sombras
7. Efeitos especiais e animações em 3D
Metodologia de avaliaçãoN/A
|