pt_PT en_GB
net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:1411416447778822 ISUTC  >  Ensino  >  LECC  >  Plano LECC  >  Currículo  >  Programação III

Licenciatura em Engenharia e Ciência dos Computadores

Plano Curricular Plano LECC


Programação III (PROG)

Disciplina Curricular
Programação III do
Disciplinas Execução
Programação III (Ano Lectivo 2024 - 3º Semestre)

Contextos

Grupo: Plano LECC > 1º Ciclo

Período: 2 Ano, 2 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Aplicar os conceitos relacionados com Excepções existentes e criar suas próprias Excepções;
Programar Interfaces Gráficas com recurso a linguagem de programação Java;
Aplicar os conceitos do padrão JEE, instalar, configurar e utilizar um servidor de Aplicação;
Criar uma aplicação Web baseada no padrão JEE.

Programa

1. Excepções .................................................................................................................................8 Aulas
- Conceito de Excepções;
- Conceito e criação Excepções Previstas e não Previstas;
- Conceito e criação de Excepções Próprias;

2. Programação com Interface Gráfica........................................................................................30 Aulas
-Introdução a GUI, JFrame: Title, Size, Location, Contentor;
-Gerenciadores de Layout’s
-Utilização de campos de texto (classes Label, Textfield e TextArea JPasswordField);
-Imagens Foreground, Background Cores para botões e Label;
-Caixas de Escolhas, Listas, Button Group, Radio Button;
-Eventos na GUI ActionListener, ActionPerformed;
-Customização das telas;
-Menus, submenus, separadores;
-Eventos na GUI MouseListener;

3. Ambiente de Desenvolvimento Integrado NetBeans............................................................. 4 Aulas
- Criação de um Projecto e Módulos;
- API (Application Program Interface);
- Conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para construção de aplicativos de software;

4. Sockets e Threads.....................................................................................................................4 Aulas
- Programação de Cliente Servidor com Sockets;
- Linhas de execução Threads;

5. Introdução ao estudo do Padrão JEE................................................................................... 14 Aulas
- Introdução a programação Web com HTML;
- Conceito do Padrão Java Enterprise Edition;
- Servidor de aplicação;
- Servlet Container;
- Implementação da referencia Tomcat;

Metodologia de avaliação

A Disciplina desenvolver-se-á com aulas Teóricas e Praticas;
Para cada tema se inclui uma fase inicial onde é introduzido um conjunto de conceitos e modelos teóricos, como meio de preparação do aluno para lidar com as situações práticas que lhe serão posteriormente apresentadas.
Se resolveram problemas práticos pôr os alunos. Serão feitos nas aulas Testes, Mini-Testes e Projectos, Trabalho em Grupo e Trabalho de Investigação.