pt_PT en_GB
net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936194 ISUTC  >  Ensino  >  LCA  >  Plano LCA  >  Currículo  >  Estratégia, Planeamento e Controlo

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Plano Curricular Plano LCA


Estratégia, Planeamento e Controlo (EPCO)

Contextos

Grupo: Plano LCA 2015 > 1º Ciclo

Período: 3 Ano, 2 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta disciplina os estudantes devem ser capazes de:

Objectivo Geral

Fazer a análise estratégica, formulação de estratégias, implementação e controlo de um plano estratégico.

Objectivos específicos

 Descrever a história do pensamento estratégico
 Usar de forma correcta os, modelos de análise contextual, transaccional e dos recursos da Empresa (PEST, benchmark, estrutura da indústria, 5 forças de Porter, Matriz BCG)
 Identificar os Factores críticos de sucesso
 Identificar competências centrais da empresa
 Aplicação de SWOT e determinar opções estratégicas a partir da análise SWOT
 Seleccionar dentre as opções estratégicas disponíveis as que melhor se alinham às condições internas da organização em análise
 Formular de forma coerente a Visão, Missão, Objectivos estratégicos, estratégias e Valores
 Caracterizar o crescimento sustentável duma organização
 Identificar e aplicar modelos estratégicos apropriados aos produtos e Mercados
 Caracterizar as situações de posse de vantagens competitivas
 Caracterizar e aplicar as estratégias Genéricas
 Caracterizar e aplicar as estratégias de Inovação Estratégica, Integração vertical e Outsourcing estratégico, de Internacionalização, Diversificação, Posicionamento Estratégico
 Estabelecer a relação entre as estratégias escolhidas e opções de desenvolvimento da Empresa
 Diferenciar Aquisição, Fusão, Alianças e transacções de mercado
 Adequar as estratégias e a estrutura organizacional
 Identificar e caracterizar a cadeia de Valor e Políticas Funcionais
 Aplicar a Gestão por Processos, a Gestão da Incerteza e a Construção de Cenários
 Descrever o sistema de controlo de Gestão
 Implementar, Monitorar e Ajustar as estratégias
 Elaborar um Plano Estratégico Simples

Programa

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Introdução à Estratégia competitiva
1.1. Definição da estratégia (da estratégia militar à empresarial)
1.2. Características, vantagens e riscos de estratégia
1.3. O pensamento estratégico. A sua relação com o plano estratégico
1.4. Evolução do pensamento estratégico

2. Análise estratégica: análise da envolvente interna, externa e análise SWOT
2.1. Modelo de análise PEST
2.2. Modelo de análise da atractividade da Indústria
2.3. Análise dos factores chave (críticos) de sucesso
2.4. Modelo de análise das 5 Forças de Porter
2.5. Análise interna
2.6. Modelo de análise FOFA (SWOT)

3. Formulação da estratégia
3.1. Modelos de Porter – Vantagem competitiva
3.2. Modelo de Ansoff/ matrizes BCG, ADL, Mckinsey, produto-mercados
3.3. Estratégias cooperativas e vantagem competitiva (aliança, fusões e aquisições, integração vertical, outsourcing, estratégias ofensivas e defensivas, estratégias para competir no mercado internacional e Global – novos modelos de negócio.
3.4. Estrategias contempôraneas (Estratégia Azul,

4. Organização e implementação da estratégia: estrutura organizacional e políticas de gestão
4.1. Condições de sucesso na implementação estratégica/Factores que moldam a estratégia
4.2. Estrutura Organizacional
4.3. Planeamento da Implementação da estratégia (Balaced ScoreCard e PCIA)
4.4. Desenvolvimento da acção (modelo de actor único, modelo organizacional, modelo politico)
4.5. Liderança (qualidades do líder, matriz da liderança, Modelo de 4 forças)
4.6. Elaboração do Plano Estratégico

Metodologia de avaliação

Serão considerados os seguintes métodos didácticos:
Exposição
Seminário
Discussão
Painel