net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936194
ISUTC
>
Ensino
>
LCA
>
Plano LCA
>
Currículo
>
Estratégia, Planeamento e Controlo
Licenciatura em Contabilidade e Auditoria
Plano Curricular Plano LCA
Estratégia, Planeamento e Controlo
(EPCO)
|
Estratégia, Planeamento e Controlo do | |
Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2024 - 3º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2022 - 2º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2018 - 2º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2017 - 2º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2016 - 2º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2021 - 2º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2020 - 2º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2023 - 2º Semestre) | Estratégia, Planeamento e Controlo (Ano Lectivo 2019 - 2º Semestre) |
ContextosGrupo: Plano LCA 2015 > 1º Ciclo Período: 3 Ano, 2 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosNo final desta disciplina os estudantes devem ser capazes de: Objectivo Geral
Fazer a análise estratégica, formulação de estratégias, implementação e controlo de um plano estratégico.
Objectivos específicos
Descrever a história do pensamento estratégico Usar de forma correcta os, modelos de análise contextual, transaccional e dos recursos da Empresa (PEST, benchmark, estrutura da indústria, 5 forças de Porter, Matriz BCG) Identificar os Factores críticos de sucesso Identificar competências centrais da empresa Aplicação de SWOT e determinar opções estratégicas a partir da análise SWOT Seleccionar dentre as opções estratégicas disponíveis as que melhor se alinham às condições internas da organização em análise Formular de forma coerente a Visão, Missão, Objectivos estratégicos, estratégias e Valores Caracterizar o crescimento sustentável duma organização Identificar e aplicar modelos estratégicos apropriados aos produtos e Mercados Caracterizar as situações de posse de vantagens competitivas Caracterizar e aplicar as estratégias Genéricas Caracterizar e aplicar as estratégias de Inovação Estratégica, Integração vertical e Outsourcing estratégico, de Internacionalização, Diversificação, Posicionamento Estratégico Estabelecer a relação entre as estratégias escolhidas e opções de desenvolvimento da Empresa Diferenciar Aquisição, Fusão, Alianças e transacções de mercado Adequar as estratégias e a estrutura organizacional Identificar e caracterizar a cadeia de Valor e Políticas Funcionais Aplicar a Gestão por Processos, a Gestão da Incerteza e a Construção de Cenários Descrever o sistema de controlo de Gestão Implementar, Monitorar e Ajustar as estratégias Elaborar um Plano Estratégico Simples
ProgramaCONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Introdução à Estratégia competitiva 1.1. Definição da estratégia (da estratégia militar à empresarial) 1.2. Características, vantagens e riscos de estratégia 1.3. O pensamento estratégico. A sua relação com o plano estratégico 1.4. Evolução do pensamento estratégico
2. Análise estratégica: análise da envolvente interna, externa e análise SWOT 2.1. Modelo de análise PEST 2.2. Modelo de análise da atractividade da Indústria 2.3. Análise dos factores chave (críticos) de sucesso 2.4. Modelo de análise das 5 Forças de Porter 2.5. Análise interna 2.6. Modelo de análise FOFA (SWOT) 3. Formulação da estratégia 3.1. Modelos de Porter – Vantagem competitiva 3.2. Modelo de Ansoff/ matrizes BCG, ADL, Mckinsey, produto-mercados 3.3. Estratégias cooperativas e vantagem competitiva (aliança, fusões e aquisições, integração vertical, outsourcing, estratégias ofensivas e defensivas, estratégias para competir no mercado internacional e Global – novos modelos de negócio. 3.4. Estrategias contempôraneas (Estratégia Azul,
4. Organização e implementação da estratégia: estrutura organizacional e políticas de gestão 4.1. Condições de sucesso na implementação estratégica/Factores que moldam a estratégia 4.2. Estrutura Organizacional 4.3. Planeamento da Implementação da estratégia (Balaced ScoreCard e PCIA) 4.4. Desenvolvimento da acção (modelo de actor único, modelo organizacional, modelo politico) 4.5. Liderança (qualidades do líder, matriz da liderança, Modelo de 4 forças) 4.6. Elaboração do Plano Estratégico
Metodologia de avaliaçãoSerão considerados os seguintes métodos didácticos: Exposição Seminário Discussão Painel
|