net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936196
ISUTC
>
Ensino
>
LEF
>
Plano LEF
>
Currículo
>
Probabilidades e Estatística
Licenciatura em Engenharia Ferroviária
Plano Curricular Plano LEF
Probabilidades e Estatística
(PEST)
ContextosGrupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo Período: 2 Ano, 1 Semestre Grupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo Período: 1 Ano, 2 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosApós a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de: 1.Definir: tabelas e gráficos de distribuição de frequências absolutas, acumuladas, relativas absolutas e relativas acumuladas;probabilidade segundo as abordagens clássica, frequencista e subjectiva de probabilidade;Variável Aleatória Discreta e Contínua e distribuição de probabilidade de uma Variável Aleatória Discreta;estimador e estimativa;hipóteses;Correlação; 2.Explicar: medidas de Tendência Central e de Variabilidade;os termos experimento, espaço amostral e evento; 3.Descrever: os princípios da Análise de Variância (ANOVA) para um, dois e três factores de classificação; os 5 passos do procedimento de Teste de Hipóteses; 4.Determinar os princípios da Análise de Variância (ANOVA) para um, dois e três factores de classificação; 5.Diferenciar:função densidade de Função de Distribuição de Variável Aleatória Contínua; amostragem probabilística de amostragem não probabilística; 6.Calcular:medidas de Tendência Central e de Variabilidade;probabilidades aplicando as regras de adição e de multiplicação, análise combinatória e usando o Teorema de Bayes;a média, a variância e o desvio padrão destas distribuições de probabilidade;as estimativas por ponto e construir os intervalos de confiança da média, variância, proporção e desvio padrão de uma amostra; 7.Testar hipóteses: 8.Realizar:teste para a média populacional e dar exemplo para proporções e variâncias;teste para a diferença entre duas médias ou proporções populacionais. 9.Construir:diagramas de dispersão;gráficos de distribuição de frequências absolutas, acumuladas, relativas absolutas e relativas acumuladas; Programa1.Estatística Descritiva 20 aulas Introdução à Estatística. Conceitos básicos. População e Amostra Classificação de variáveis Métodos tabulares e gráficos da estatística descritiva Medidas de posição (medidas de tendência central – média, moda e mediana; Separatrizes (quartis, decis e centis) Medidas de dispersão (variabilidade – Amplitude total, variância, desvio padrão e coeficiente de variação) Medidas de assimetria e curtose Caixa de bigodes
2.Teoria de Probabilidades 14 aulas Experiências aleatórias Espaço amostral Análise Combinatória. Permutações, Aranjos e Combinações. A Teoria de Probabilidades. Definição frequencista de e clássica de probabilidade. Probabilidades Condicionadas. Conceito de probabilidade condicionada. O teorema de Bayes
3.Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas 12 aulas Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. Função de Probabilidade Função de Distribuição. Principais parâmetros de uma v.a. (média, variância e desvio padrão) Distribuições teóricas de algumas variáveis aleatórias discretas. Distribuições teóricas de algumas variáveis aleatórias contínuas
4.Teoria de Amostragem 10 aulas População Amostra Técnicas de Amostragem (Probabilística e não Probabilística) Determinação do tamanho da amostra para população. Estimação ( Estimador, Estimação Pontual e por intervalo)
5.Correlação e Regressão Linear Simples 4 aulas Diagrama de dispersão Regressão linear simples. O coeficiente de regressão de Pearson Recta de regressão Coeficiente de determinação ou de explicação
Metodologia de avaliaçãoA Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas; A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com actividades de carácter prático em regime tutorial (resolução de exercícios numéricos e práticos). Serão feitos nas aulas Mini-Testes (mT) e Testes (T) e Trabalhos Práticos (TP); Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar Trabalhos Para Casa (TPC) e Trabalhos Escritos (TE) resultantes de pesquisa bibliográfica; É indispensável o trabalho individual dos estudantes, com resolução dos exercícios dados e com à bibliografia recomendada e às fichas da Disciplina;
|