net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936196
ISUTC
>
Ensino
>
LEF
>
Plano LEF
>
Currículo
>
Técnicas de Comunicação
Licenciatura em Engenharia Ferroviária
Plano Curricular Plano LEF
Técnicas de Comunicação
(TCOM)
ContextosGrupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo Período: 1 Ano, 1 Semestre Grupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo Período: 1 Ano, 2 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosApós a frequência da cadeira, os estudantes deverão ser capazes de: Adquirir competências linguísticas que lhes permitam produzir com ?xito diferentes trabalhos de carácter científico. Desenvolver competências de comunicação oral, escrita e mista; Aplicar os conhecimentos da expressão oral, escrita e mista ao contexto académico e socioprofissional; Produzir diferentes tipos de textos, consoante as características e funções que lhes são inerentes. Programanull Tema No. 1 (Tomada de notas) Técnicas de tomada de notas; Técnicas de resumo; Ficha bibliográfica e Ficha de leitura;
2. Tema No. 2 (Comunicação) Conceito de comunicação verbal e não-verbal Definição dos conceitos integrantes da Comunicação: linguagem, língua, fala e discurso; Distinção dos níveis língua: Culto e Coloquial.
3.Tema No. 3 (Comunicação oral) Técnicas de comunicação oral; Elementos facilitadores da comunicação oral:( Influência das marcas da oralidade no discurso escrito); Práticas de oralidade: entrevista, debate, exposição oral;
4.Tema No. 4 (Comunicação escrita) Técnicas fundamentais para um enunciado escrito:(Estrutura SVO, Ortografia, pontuação e acentuação);(período e parágrafo, frase); Clitização: mesóclise, enclise e próclise; Gramaticalidade vs Agramaticalidade de frases (norma, erro e desvio); Coerência, coesão e ambiguidade frásica;
Metodologia de avaliaçãoA Disciplina desenvolver-se-á com aulas teóricas e práticas: • Nas aulas teóricas far-se-á a apresentação, definição e distinção dos conceitos, como fase preliminar para a preparação do estudante à situações posteriormente apresentadas; • Nas aulas práticas, os alunos serão subemetidos à elaboração e apresentação de trabalhos com a mediação do professor; resolução de exercícios; produção de textos e correção de TPC. Serão realizados mini-testes, trabalhos em grupo e testes escritos como forma de testar o nivel de assimilação dos conteúdos transmitidos ao longo das aulas.
|