pt_PT en_GB
net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936196 ISUTC  >  Ensino  >  LEF  >  Plano LEF  >  Currículo  >  Técnicas de Comunicação

Licenciatura em Engenharia Ferroviária

Plano Curricular Plano LEF


Técnicas de Comunicação (TCOM)

Contextos

Grupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Grupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a frequência da cadeira, os estudantes deverão ser capazes de:
Adquirir competências linguísticas que lhes permitam produzir com ?xito diferentes
trabalhos de carácter científico.
Desenvolver competências de comunicação oral, escrita e mista;
Aplicar os conhecimentos da expressão oral, escrita e mista ao contexto académico e socioprofissional;
Produzir diferentes tipos de textos, consoante as características e funções que lhes são inerentes.

Programa

null
Tema No. 1 (Tomada de notas)
Técnicas de tomada de notas;
Técnicas de resumo;
Ficha bibliográfica e Ficha de leitura;

2. Tema No. 2 (Comunicação)
Conceito de comunicação verbal e não-verbal
Definição dos conceitos integrantes da Comunicação: linguagem, língua, fala e discurso;
Distinção dos níveis língua: Culto e Coloquial.

3.Tema No. 3 (Comunicação oral)
Técnicas de comunicação oral;
Elementos facilitadores da comunicação oral:( Influência das marcas da oralidade no discurso escrito);
Práticas de oralidade: entrevista, debate, exposição oral;

4.Tema No. 4 (Comunicação escrita)
Técnicas fundamentais para um enunciado escrito:(Estrutura SVO, Ortografia, pontuação e acentuação);(período e parágrafo, frase);
Clitização: mesóclise, enclise e próclise;
Gramaticalidade vs Agramaticalidade de frases (norma, erro e desvio);
Coerência, coesão e ambiguidade frásica;

Metodologia de avaliação

A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teóricas e práticas:
• Nas aulas teóricas far-se-á a apresentação, definição e distinção dos conceitos, como fase
preliminar para a preparação do estudante à situações posteriormente apresentadas;
• Nas aulas práticas, os alunos serão subemetidos à elaboração e apresentação de trabalhos
com a mediação do professor; resolução de exercícios; produção de textos e correção de TPC.
Serão realizados mini-testes, trabalhos em grupo e testes escritos como forma de testar o
nivel de assimilação dos conteúdos transmitidos ao longo das aulas.