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net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936196 ISUTC  >  Ensino  >  LEF  >  Plano LEF  >  Currículo  >  Métodos de Estudo

Licenciatura em Engenharia Ferroviária

Plano Curricular Plano LEF


Métodos de Estudo (MEST)

Contextos

Grupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

N/A

Programa

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS
Ano Lectivo 2025
PROGRAMA ANALÍTICO

Disciplina: Métodos de Estudo
Curso: Licenciatura em Contabilidade e Auditoria/Gestão e Finanças
Ano/Semestre: 1º Ano/1º Semestre
Turmas: Gestão & Engenharias
Carga horária: 2H/Semana
Regra de Assiduidade: 75%
Docente: Prof. Dr. Hermínio E. Nhantumbo
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OBJECTIVOS OPERACIONAIS
Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
• Adquirir orientações lógicas, metodológicas e técnicas com vista à formação de hábitos de estudo, de leitura, de uso de instrumentos de trabalho académico, de produção e sistematização de conhecimentos;
• Desenvolver técnicas de estudo que permitam disciplinar o seu trabalho intelectual, garantindo-lhes, deste modo, maior produtividade;
• Adquirir instrumentos técnicos, lógicos e conceptuais para que se desenvolva com eficiência e competência a aprendizagem nas diferentes áreas e produzir relatórios científicos e laboratoriais com excelência.
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PRINCIPAIS CONTEÚDOS
1. Estudar e aprender na universidade ………………………………..…………..… 4 Aulas
• Exigência e desafios do ensino universitário; Como criar hábitos essenciais para a rotina de estudos; Processo de leitura, análise e interpretação de texto; Técnicas de leitura: sublinhar, esquematizar e resumir; A técnica da documentação como método de estudo pessoal; Introdução à norma Chicago Manual of Style (CMS)/Manual do estilo Chicago
2. Comunicação científica: principais aspectos …...…………….…………………. 4 Aulas
• Fichamento; resenha; ensaio; Técnica para elaboração de resumo; Citação: conceito, tipos e regras; Trabalhos científicos.
3. Organização dos estudos ……………………………………………………………. 4 aulas
• Conceito de planeamento de estudo; Etapas do planeamento de estudo; Plano de estudo; Quadro de Horários de Estudo; Cronograma de estudo
4. Estudo e suas técnicas ………………………………...…………………..…………. 4 Aulas
• Técnicas de concentração e de anotação (apontamentos); Como aprendemos; Técnicas de estudo menos e mais eficientes; Grifar ou sublinhar o texto; Releitura; Mnemónico; Interrogatório elaborativo; Auto-explicação; Estudo intercalado; Teste prático ou autoteste; Prática Distribuída; Técnica Pomodoro; Mapas Mentais.
5. Inimigos do estudo eficaz……………….…………………………………………….4 Aulas
• Procrastinação: Como parar de procrastinar; Auto-sabotagem; Tipos de auto-sabotagem Dicas de filmes.
6. Procedimentos técnicos da pesquisa científica……………………..………………..4 Aulas
• Documentos de primeira mão e de segunda mão; Análise de documentos. - Identificação; Localização das fontes. Obtenção; Fichamento e arquivamento; Redacção do trabalho; A leitura analítica. Escrita académica (Relatório Científico e Laboratorial).
7. Oratória ……………. …………………………………….……………………..….. 6 Aulas
• Origem da oratória e seu desenvolvimento. Cuidados com a pronúncia no acto de falar em público . Medo de falar em público e sua superação. Preocupações com a linguagem verbal no acto da fala pública. Apresentação do Trabalho de Investigação.
TOTAL: 30 AULAS

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METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
• A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas;
• A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com actividades de carácter prático em regime tutorial (resolução de exercícios e apresentação de trabalhos de pesquisa individualmente e/ou em grupo). Serão feitos nas aulas Mini-Testes (mT) e Testes (T);
• Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar Trabalhos de investigação em Grupo (TG) resultantes de pesquisa bibliográfica. Neste tipo de trabalho, para além da bibliografia tradicional (livros), os alunos deverão consultar materiais disponíveis na internet;
• É indispensável a apresentação oral de trabalho individual dos estudantes, por forma a consolidar um dos objectivos da disciplina.
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AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO
A avaliação é componente essencial do processo de ensino-aprendizagem e obedece ao Regulamento em vigor no ISUTC. Baseia-se essencialmente no sistema de Avaliação Contínua.
Terão lugar as seguintes actividades de avaliação, com as pontuações indicadas:
ACTIVIDADES DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
Nº Descrição Design. Qtd. Por activ. Total
01 Trabalho de investigação em grupo TG 1 100 100
02 Trabalho de investigação Individual TI 1 100 100
03 Mini-Testes mT 2 100 100
04 Testes T 1 200 200
05 Diversos Div. 1 150 150
Pontuação total de Frequência - 1º semestre 650
06 Exame Final (projecto) - 1º semestre ExF 1 350 350
Pontuação total da disciplina - 1º semestre 1000
Para obter Aprovação na Disciplina no 1º semestre, o estudante deverá alcançar um mínimo de 500 pontos, dos quais um mínimo de 225 pontos deverá ser obtido no Exame Final.
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BIBLIOGRAFIA E CONSULTA BIBLIOGRÁFICA

 CARVALHO, Alex Moreira et. al (2000). Aprendendo Metodologia Científica: Uma Orientação para os Alunos de Graduação. São Paulo, O Nome da Rosa, 11-19pp.
 CARVALHO, Maria Cecília M. de (1991). Construindo o Saber: fundamentos e técnicas de metodologia científica. Campinas: Papirus.
 CUSATI, Iracema Campos (2021). Métodos e técnicas de estudos. Brasília: PNAP.
 D’ÁVILA, Cristina (2021).Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico. Salvador: EDUFBA.
 DARTOIS, Claude (2002). Como Tirar Apontamentos. Lisboa, Editorial Pórtico.
 GOZALO, Suzana (1999). Como estudar. Lisboa: Estampa.
 LUNA, Sérgio Vasconcelos de (2000). Planejamento de Pesquisa: Uma Introdução. São Paulo, EDUC.
 MORAES, Marialice de; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão (2012). Técnicas de estudo. Florianópolis : Departamento de Ciências Econômicas/UFSC.
 PEREIRA, Alexandre e POUPA, Carlos (2008). Como apresentar em público teses, relatórios e comunicações, usando power point. Lisboa: Ediçoes Sílabo.
 SANTOS, Alexsandro Souza dos. (2020). Guia de técnicas de estudos, organização e planejamento: como estudar e organizar os estudos [recurso eletrônico]. Parnaíba: UFDPar.
• SERAFINI, Maria Teresa (1996). Saber Estudar e Aprender. 2ª.ed., Lisboa, Editorial Presença.
 SEVERINO, António Joaquim (1999). Metodologia de Trabalho Científico, 20ªed., São Paulo, Cortez Editora.
 SILVA, Roberto (2002). Metodologia para os alunos que desejam estudar de verdade, Florianópolis.

PLANIFICAÇÃO SEMANAL
Semana Aula Conteúdo Tipo de Aula
01
17/03/25 - 21/03/25
1 & 2 Apresentação do docente, dos discentes, do programa da cadeira, seus objectivos, metodologias de trabalho e formas de avaliação. Teoria e Prática
1. ESTUDAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE
Capítulo 1.1: Orientações essenciais sobre métodos de estudo
1.1.1 Exigência e desafios do ensino universitário;
1.1.2 Como criar hábitos essenciais para a rotina de estudos;
02
24/03/25 - 28/03/25 3 & 4 Capitulo 1.2: Leitura intensiva
1.2.1 Processo de leitura, análise e interpretação de texto;
1.2.2 Técnicas de leitura: sublinhar, esquematizar e resumir;
1.2.3 A técnica da documentação como método de estudo pessoal;
1.2.4 Introdução à norma Chicago Manual of Style (CMS)/Manual do estilo Chicago. Teoria e Prática
03
31/03/25 -04/04/25 5 & 6 2. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCIPAIS ASPECTOS
Capitulo 2.1: Processos para organizar textos científicos
2.1.1 Fichamento; Resenha; Ensaio e síntese
2.1.1.1 O Fichamento
2.1.1.1.1 Tipos de fichamento
2.1.1.2 A resenha
2.1.1.3 O Ensaio
2.1.1.4 A síntese
2.1.2 Técnica para elaboração de resumo;
2.1.3 Citação: conceito, tipos e regras;
2.1.4 Trabalhos científicos. Teoria e Prática
04
07/04/25 -11/04/25 7 & 8 Capitulo 2.2: Estrutura do texto científico
2.2.1 A estrutura de um projecto de pesquisa
2.2.1.1 Elementos pré-textuais
2.2.1.2 Elementos textuais
2.2.1.2.1 Introdução
2.2.1.2.2 Desenvolvimento
2.2.1.2.3 Conclusão
2.2.2 Elaboração de um projecto de pesquisa científica
Realização do Mini-Teste 1 (mT1) – 50 Ponto
(Fichamento de um minilivro)
Apresentação do Trabalho em Grupo Teoria e Prática
05
14/04/25-18/04/25 9 & 10 3. ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS
3 Conceito de planeamento de estudo;
4 Etapas do planeamento de estudo;
5 Plano de estudo;
6 Quadro de Horários de Estudo;
7 Cronograma de estudo Teoria e Prática
06
21/04/25 -25/04/25 11 & 12 8 Preparação para as provas de avaliação.
9 Revisão e sistematização das matérias.
10 Revisão das tarefas escolares
Realização do Mini-Teste 2 (mT2) – 50 Pontos
(Elaboração de plano de estudo completo) Prática
07
28/04/25 -02/05/25 13 & 14 ESTUDO E SUAS TÉCNICAS
11 Técnicas de concentração e de anotação (apontamentos);
12 Como aprendemos;
13 Técnicas de estudo menos e mais eficientes;
14 Grifar ou sublinhar o texto;
15 Releitura;
16 Mnemónico;
17 Interrogatório;
18 Elaborativo. Teoria e Prática
08
05/05/25 -09/05/25 15 & 16 ESTUDOS E SUAS TÉCNICAS (Continuação)
19 Auto-explicação;
20 Estudo intercalado;
21 Teste prático ou autoteste;
22 Prática Distribuída;
23 Técnica Pomodoro;
24 Mapas Mentais. Teoria e Prática
09
12/05/25 -16/05/25 17 & 18 Realização do Trabalho em Grupo (TG) – 100 Pontos
(Diferença de aprendizagem baseado em Problema e em Projecto) Prática
10
19/05/25 -23/05/25 19 & 20 INIMIGOS DO ESTUDO EFICAZ
25 Procrastinação: Como parar de procrastinar;
26 Auto-sabotagem;
27 Tipos de auto-sabotagem (Dicas de filmes). Teoria e Prática
11
26/05/25 -30/05/25 21 & 22 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
28 Documentos de primeira mão e de segunda mão;
29 Análise de documentos. - Identificação;
30 Localização das fontes.
31 Obtenção;
32 Fichamento e arquivamento; Teoria e Prática
12
02/06/25 -06/06/25 23 & 24 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA (continuação)
33 Redacção do trabalho;
34 A leitura analítica.
35 Escrita académica (Relatório Científico e Laboratorial). Teoria e Prática
13
09/06/25 -03/06/25 25 & 26 Realização do Teste (T) – 200 Pontos
(Relatório Científico sobre a importância de Métodos de Estudos no curso). Teoria e Prática
14
16/06/25 -20/06/25 27 & 28 Realização do Trabalho Individual (TI1) – 100 Pontos (Trabalho de Investigação Sobre oratória)
ORATÓRIA
36 Origem da oratória e seu desenvolvimento.
37 Cuidados com a pronúncia no acto de falar em público.
38 Medo de falar em público e sua superação.
39 Preocupações com a linguagem verbal no acto da fala pública Prática
15
23/06/25 -27/06/25 29 & 30 Apresentação do Trabalho de Investigação + participação na aula
Trabalho individual + Diversos (TI+DIV) – 150 Pontos
Prática
Fim das aulas

07/07/25 -
11/07/25 Exame normal Exame 350 Pontos
(Projecto de Pesquisa sobre a área de estudo do estudante) Prática
21/07/25 - 25/07/25 Exame de recorrência

RESUMO DA PLANIFICAÇÃO DAS AULAS
Semana 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Teóricas 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Prática 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Avaliações 1 1 1 1 1 1

DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS PELOS TEMAS
Nº Tema Carga Horária Total
Teórica Prática Avaliação
1 ESTUDAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE 2 2 4
2
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCIPAIS ASPECTOS 2 1 3
3 Realização de Mini Teste I (mT1) 1 1
4 ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS 1 2 3
5 Realização de Mini Teste II (mT2) 1 1
6 ESTUDO E SUAS TÉCNICAS 2 2 4
7 Realização do Trabalho em Grupo (TG) 2 2
8 INIMIGOS DO ESTUDO EFICAZ 1 1 2
9 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA 2 2 4
10 ORATÓRIA 1 2 3
11 Realização do Trabalho Individual (TI1) 1 1
12 Trabalho individual + Diversos (TI+DIV) 2 2
TOTAL 11 12 07 30

CALENDARIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES
Semana Aula nº Designação Pontos Conteúdo/Actividade
4 8 mT1 50 Fichamento de um minilivro
6 12 mT2 50 Elaboração de plano de estudo completo.
9 18 TG1 100 Diferença de aprendizagem baseado em Problema e em Projecto.
13 26 T1 200 Relatório Científico sobre a importância de Métodos de Estudos no curso
14 27-28 TI1 100 Redacção de trabalho de investigação Sobre oratória
15 29-30 TI + DIV 100 + 50 Apresentação de trabalho de investigação Sobre oratória


O Regente da Cadeira:
Assinatura: Data 15 /02 /2025

Visto pelo Coordenador do Departamento
Assinatura_______________________________________________Data___/___/___
Visto pelo Director de Programas de Graduação
Assinatura_______________________________________________Data___/___/___

Metodologia de avaliação

N/A