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net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936196
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Métodos de Estudo
Licenciatura em Engenharia Ferroviária
Plano Curricular Plano LEF
Métodos de Estudo
(MEST)
ContextosGrupo: Plano LEF 2015 > 1º Ciclo Período: 1 Ano, 2 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosN/A ProgramaDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS Ano Lectivo 2025 PROGRAMA ANALÍTICO
Disciplina: Métodos de Estudo Curso: Licenciatura em Contabilidade e Auditoria/Gestão e Finanças Ano/Semestre: 1º Ano/1º Semestre Turmas: Gestão & Engenharias Carga horária: 2H/Semana Regra de Assiduidade: 75% Docente: Prof. Dr. Hermínio E. Nhantumbo ___________________________________________________________________ OBJECTIVOS OPERACIONAIS Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de: • Adquirir orientações lógicas, metodológicas e técnicas com vista à formação de hábitos de estudo, de leitura, de uso de instrumentos de trabalho académico, de produção e sistematização de conhecimentos; • Desenvolver técnicas de estudo que permitam disciplinar o seu trabalho intelectual, garantindo-lhes, deste modo, maior produtividade; • Adquirir instrumentos técnicos, lógicos e conceptuais para que se desenvolva com eficiência e competência a aprendizagem nas diferentes áreas e produzir relatórios científicos e laboratoriais com excelência. __________________________________________________________________ PRINCIPAIS CONTEÚDOS 1. Estudar e aprender na universidade ………………………………..…………..… 4 Aulas • Exigência e desafios do ensino universitário; Como criar hábitos essenciais para a rotina de estudos; Processo de leitura, análise e interpretação de texto; Técnicas de leitura: sublinhar, esquematizar e resumir; A técnica da documentação como método de estudo pessoal; Introdução à norma Chicago Manual of Style (CMS)/Manual do estilo Chicago 2. Comunicação científica: principais aspectos …...…………….…………………. 4 Aulas • Fichamento; resenha; ensaio; Técnica para elaboração de resumo; Citação: conceito, tipos e regras; Trabalhos científicos. 3. Organização dos estudos ……………………………………………………………. 4 aulas • Conceito de planeamento de estudo; Etapas do planeamento de estudo; Plano de estudo; Quadro de Horários de Estudo; Cronograma de estudo 4. Estudo e suas técnicas ………………………………...…………………..…………. 4 Aulas • Técnicas de concentração e de anotação (apontamentos); Como aprendemos; Técnicas de estudo menos e mais eficientes; Grifar ou sublinhar o texto; Releitura; Mnemónico; Interrogatório elaborativo; Auto-explicação; Estudo intercalado; Teste prático ou autoteste; Prática Distribuída; Técnica Pomodoro; Mapas Mentais. 5. Inimigos do estudo eficaz……………….…………………………………………….4 Aulas • Procrastinação: Como parar de procrastinar; Auto-sabotagem; Tipos de auto-sabotagem Dicas de filmes. 6. Procedimentos técnicos da pesquisa científica……………………..………………..4 Aulas • Documentos de primeira mão e de segunda mão; Análise de documentos. - Identificação; Localização das fontes. Obtenção; Fichamento e arquivamento; Redacção do trabalho; A leitura analítica. Escrita académica (Relatório Científico e Laboratorial). 7. Oratória ……………. …………………………………….……………………..….. 6 Aulas • Origem da oratória e seu desenvolvimento. Cuidados com a pronúncia no acto de falar em público . Medo de falar em público e sua superação. Preocupações com a linguagem verbal no acto da fala pública. Apresentação do Trabalho de Investigação. TOTAL: 30 AULAS ____________________________________________________________________ METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM • A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas; • A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com actividades de carácter prático em regime tutorial (resolução de exercícios e apresentação de trabalhos de pesquisa individualmente e/ou em grupo). Serão feitos nas aulas Mini-Testes (mT) e Testes (T); • Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar Trabalhos de investigação em Grupo (TG) resultantes de pesquisa bibliográfica. Neste tipo de trabalho, para além da bibliografia tradicional (livros), os alunos deverão consultar materiais disponíveis na internet; • É indispensável a apresentação oral de trabalho individual dos estudantes, por forma a consolidar um dos objectivos da disciplina. _________________________________________________________________
AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO A avaliação é componente essencial do processo de ensino-aprendizagem e obedece ao Regulamento em vigor no ISUTC. Baseia-se essencialmente no sistema de Avaliação Contínua. Terão lugar as seguintes actividades de avaliação, com as pontuações indicadas: ACTIVIDADES DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO Nº Descrição Design. Qtd. Por activ. Total 01 Trabalho de investigação em grupo TG 1 100 100 02 Trabalho de investigação Individual TI 1 100 100 03 Mini-Testes mT 2 100 100 04 Testes T 1 200 200 05 Diversos Div. 1 150 150 Pontuação total de Frequência - 1º semestre 650 06 Exame Final (projecto) - 1º semestre ExF 1 350 350 Pontuação total da disciplina - 1º semestre 1000 Para obter Aprovação na Disciplina no 1º semestre, o estudante deverá alcançar um mínimo de 500 pontos, dos quais um mínimo de 225 pontos deverá ser obtido no Exame Final. _________________________________________________________________ BIBLIOGRAFIA E CONSULTA BIBLIOGRÁFICA
CARVALHO, Alex Moreira et. al (2000). Aprendendo Metodologia Científica: Uma Orientação para os Alunos de Graduação. São Paulo, O Nome da Rosa, 11-19pp. CARVALHO, Maria Cecília M. de (1991). Construindo o Saber: fundamentos e técnicas de metodologia científica. Campinas: Papirus. CUSATI, Iracema Campos (2021). Métodos e técnicas de estudos. Brasília: PNAP. D’ÁVILA, Cristina (2021).Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico. Salvador: EDUFBA. DARTOIS, Claude (2002). Como Tirar Apontamentos. Lisboa, Editorial Pórtico. GOZALO, Suzana (1999). Como estudar. Lisboa: Estampa. LUNA, Sérgio Vasconcelos de (2000). Planejamento de Pesquisa: Uma Introdução. São Paulo, EDUC. MORAES, Marialice de; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão (2012). Técnicas de estudo. Florianópolis : Departamento de Ciências Econômicas/UFSC. PEREIRA, Alexandre e POUPA, Carlos (2008). Como apresentar em público teses, relatórios e comunicações, usando power point. Lisboa: Ediçoes Sílabo. SANTOS, Alexsandro Souza dos. (2020). Guia de técnicas de estudos, organização e planejamento: como estudar e organizar os estudos [recurso eletrônico]. Parnaíba: UFDPar. • SERAFINI, Maria Teresa (1996). Saber Estudar e Aprender. 2ª.ed., Lisboa, Editorial Presença. SEVERINO, António Joaquim (1999). Metodologia de Trabalho Científico, 20ªed., São Paulo, Cortez Editora. SILVA, Roberto (2002). Metodologia para os alunos que desejam estudar de verdade, Florianópolis.
PLANIFICAÇÃO SEMANAL Semana Aula Conteúdo Tipo de Aula 01 17/03/25 - 21/03/25 1 & 2 Apresentação do docente, dos discentes, do programa da cadeira, seus objectivos, metodologias de trabalho e formas de avaliação. Teoria e Prática 1. ESTUDAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE Capítulo 1.1: Orientações essenciais sobre métodos de estudo 1.1.1 Exigência e desafios do ensino universitário; 1.1.2 Como criar hábitos essenciais para a rotina de estudos; 02 24/03/25 - 28/03/25 3 & 4 Capitulo 1.2: Leitura intensiva 1.2.1 Processo de leitura, análise e interpretação de texto; 1.2.2 Técnicas de leitura: sublinhar, esquematizar e resumir; 1.2.3 A técnica da documentação como método de estudo pessoal; 1.2.4 Introdução à norma Chicago Manual of Style (CMS)/Manual do estilo Chicago. Teoria e Prática 03 31/03/25 -04/04/25 5 & 6 2. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCIPAIS ASPECTOS Capitulo 2.1: Processos para organizar textos científicos 2.1.1 Fichamento; Resenha; Ensaio e síntese 2.1.1.1 O Fichamento 2.1.1.1.1 Tipos de fichamento 2.1.1.2 A resenha 2.1.1.3 O Ensaio 2.1.1.4 A síntese 2.1.2 Técnica para elaboração de resumo; 2.1.3 Citação: conceito, tipos e regras; 2.1.4 Trabalhos científicos. Teoria e Prática 04 07/04/25 -11/04/25 7 & 8 Capitulo 2.2: Estrutura do texto científico 2.2.1 A estrutura de um projecto de pesquisa 2.2.1.1 Elementos pré-textuais 2.2.1.2 Elementos textuais 2.2.1.2.1 Introdução 2.2.1.2.2 Desenvolvimento 2.2.1.2.3 Conclusão 2.2.2 Elaboração de um projecto de pesquisa científica Realização do Mini-Teste 1 (mT1) – 50 Ponto (Fichamento de um minilivro) Apresentação do Trabalho em Grupo Teoria e Prática 05 14/04/25-18/04/25 9 & 10 3. ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS 3 Conceito de planeamento de estudo; 4 Etapas do planeamento de estudo; 5 Plano de estudo; 6 Quadro de Horários de Estudo; 7 Cronograma de estudo Teoria e Prática 06 21/04/25 -25/04/25 11 & 12 8 Preparação para as provas de avaliação. 9 Revisão e sistematização das matérias. 10 Revisão das tarefas escolares Realização do Mini-Teste 2 (mT2) – 50 Pontos (Elaboração de plano de estudo completo) Prática 07 28/04/25 -02/05/25 13 & 14 ESTUDO E SUAS TÉCNICAS 11 Técnicas de concentração e de anotação (apontamentos); 12 Como aprendemos; 13 Técnicas de estudo menos e mais eficientes; 14 Grifar ou sublinhar o texto; 15 Releitura; 16 Mnemónico; 17 Interrogatório; 18 Elaborativo. Teoria e Prática 08 05/05/25 -09/05/25 15 & 16 ESTUDOS E SUAS TÉCNICAS (Continuação) 19 Auto-explicação; 20 Estudo intercalado; 21 Teste prático ou autoteste; 22 Prática Distribuída; 23 Técnica Pomodoro; 24 Mapas Mentais. Teoria e Prática 09 12/05/25 -16/05/25 17 & 18 Realização do Trabalho em Grupo (TG) – 100 Pontos (Diferença de aprendizagem baseado em Problema e em Projecto) Prática 10 19/05/25 -23/05/25 19 & 20 INIMIGOS DO ESTUDO EFICAZ 25 Procrastinação: Como parar de procrastinar; 26 Auto-sabotagem; 27 Tipos de auto-sabotagem (Dicas de filmes). Teoria e Prática 11 26/05/25 -30/05/25 21 & 22 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA 28 Documentos de primeira mão e de segunda mão; 29 Análise de documentos. - Identificação; 30 Localização das fontes. 31 Obtenção; 32 Fichamento e arquivamento; Teoria e Prática 12 02/06/25 -06/06/25 23 & 24 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA (continuação) 33 Redacção do trabalho; 34 A leitura analítica. 35 Escrita académica (Relatório Científico e Laboratorial). Teoria e Prática 13 09/06/25 -03/06/25 25 & 26 Realização do Teste (T) – 200 Pontos (Relatório Científico sobre a importância de Métodos de Estudos no curso). Teoria e Prática 14 16/06/25 -20/06/25 27 & 28 Realização do Trabalho Individual (TI1) – 100 Pontos (Trabalho de Investigação Sobre oratória) ORATÓRIA 36 Origem da oratória e seu desenvolvimento. 37 Cuidados com a pronúncia no acto de falar em público. 38 Medo de falar em público e sua superação. 39 Preocupações com a linguagem verbal no acto da fala pública Prática 15 23/06/25 -27/06/25 29 & 30 Apresentação do Trabalho de Investigação + participação na aula Trabalho individual + Diversos (TI+DIV) – 150 Pontos Prática Fim das aulas
07/07/25 - 11/07/25 Exame normal Exame 350 Pontos (Projecto de Pesquisa sobre a área de estudo do estudante) Prática 21/07/25 - 25/07/25 Exame de recorrência
RESUMO DA PLANIFICAÇÃO DAS AULAS Semana 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Teóricas 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Prática 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Avaliações 1 1 1 1 1 1
DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS PELOS TEMAS Nº Tema Carga Horária Total Teórica Prática Avaliação 1 ESTUDAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE 2 2 4 2 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCIPAIS ASPECTOS 2 1 3 3 Realização de Mini Teste I (mT1) 1 1 4 ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS 1 2 3 5 Realização de Mini Teste II (mT2) 1 1 6 ESTUDO E SUAS TÉCNICAS 2 2 4 7 Realização do Trabalho em Grupo (TG) 2 2 8 INIMIGOS DO ESTUDO EFICAZ 1 1 2 9 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA 2 2 4 10 ORATÓRIA 1 2 3 11 Realização do Trabalho Individual (TI1) 1 1 12 Trabalho individual + Diversos (TI+DIV) 2 2 TOTAL 11 12 07 30
CALENDARIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES Semana Aula nº Designação Pontos Conteúdo/Actividade 4 8 mT1 50 Fichamento de um minilivro 6 12 mT2 50 Elaboração de plano de estudo completo. 9 18 TG1 100 Diferença de aprendizagem baseado em Problema e em Projecto. 13 26 T1 200 Relatório Científico sobre a importância de Métodos de Estudos no curso 14 27-28 TI1 100 Redacção de trabalho de investigação Sobre oratória 15 29-30 TI + DIV 100 + 50 Apresentação de trabalho de investigação Sobre oratória
O Regente da Cadeira: Assinatura: Data 15 /02 /2025
Visto pelo Coordenador do Departamento Assinatura_______________________________________________Data___/___/___ Visto pelo Director de Programas de Graduação Assinatura_______________________________________________Data___/___/___
Metodologia de avaliaçãoN/A
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