pt_PT en_GB
net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936199 ISUTC  >  Ensino  >  LGF  >  Plano LGF  >  Currículo  >  Relações Económicas Internacionais

Licenciatura em Gestão e Finanças

Plano Curricular Plano LGF


Relações Económicas Internacionais (REIN)

Contextos

Grupo: Plano LGF 2015 > 1º Ciclo

Período: 3 Ano, 2 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Capacidade de compreender a interferência de regulamentação nos múltiplos níveis: nacional, regional e global.
- Sensibilidade para distinguir problemas econômicos nacionais, regionais e internacionais
- Analisar e responder aos fenômenos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, a partir de categorias analíticas e explicativas;
- Identificar e perceber os determinantes do Comércio Internacional bem como identificar, medir e analisar os custos, benefícios e riscos do comércio externo;
- Descrever e conhecer a actuação no mercado global e o impacto da integração económica nas decisões das empresas e dos governos;
- Identificar oportunidades para a internacionalização das empresas;
- Elaborar ou intermediar contractos, negócios e acordos entre empresas, governos e organizações;

Programa

1. Tema - Teorias sobre a Economia Internacional
- Comércio Internacional
- Instrumentos da Política Comercial
2. Tema - Sistema Monetária e Financeira Internacional
- Instituições (FMI, BM)
- Contas Nacionais
- Taxas de Câmbio Sub tema
3. Tema - Cooperação e Integração Económica
- Sujeitos do Direito Internacional Económico
- Formas de integração Económica
4. Tema - Sistema Comercial Multilateral
- Organização Mundial do Comércio (OMC)
- Acordos (multilaterais e plurilaterais)
5. Moçambique e Relações Económicas Internacionais
- Economia Moçambicana
- Moçambique e as Organizações Económicas Internacionais
- Moçambique e a integração económica

Metodologia de avaliação

A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas;
Aulas teóricas : aulas expositivas (forma clássica) e aulas interactivas (nas quais se dá a oportunidade aos estudantes para desenvolver aptidões de formulação e análise das questões abordadas na disciplina);
Seminário/Debate : Para o aprofundamento dos conhecimentos no final do Semestre lectivo;
Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar Trabalhos Escritos (TE) resultantes de pesquisa bibliográfica;
É indispensável o trabalho individual dos estudantes, com resolução dos exercícios dados e com à bibliografia recomendada e às fichas da Disciplina.