net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:285516540936199
ISUTC
>
Ensino
>
LGF
>
Plano LGF
>
Currículo
>
Relações Económicas Internacionais
Licenciatura em Gestão e Finanças
Plano Curricular Plano LGF
Relações Económicas Internacionais
(REIN)
ContextosGrupo: Plano LGF 2015 > 1º Ciclo Período: 3 Ano, 2 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosApós a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de: - Capacidade de compreender a interferência de regulamentação nos múltiplos níveis: nacional, regional e global. - Sensibilidade para distinguir problemas econômicos nacionais, regionais e internacionais - Analisar e responder aos fenômenos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, a partir de categorias analíticas e explicativas; - Identificar e perceber os determinantes do Comércio Internacional bem como identificar, medir e analisar os custos, benefícios e riscos do comércio externo; - Descrever e conhecer a actuação no mercado global e o impacto da integração económica nas decisões das empresas e dos governos; - Identificar oportunidades para a internacionalização das empresas; - Elaborar ou intermediar contractos, negócios e acordos entre empresas, governos e organizações;
Programa1. Tema - Teorias sobre a Economia Internacional - Comércio Internacional - Instrumentos da Política Comercial 2. Tema - Sistema Monetária e Financeira Internacional - Instituições (FMI, BM) - Contas Nacionais - Taxas de Câmbio Sub tema 3. Tema - Cooperação e Integração Económica - Sujeitos do Direito Internacional Económico - Formas de integração Económica 4. Tema - Sistema Comercial Multilateral - Organização Mundial do Comércio (OMC) - Acordos (multilaterais e plurilaterais) 5. Moçambique e Relações Económicas Internacionais - Economia Moçambicana - Moçambique e as Organizações Económicas Internacionais - Moçambique e a integração económica
Metodologia de avaliaçãoA Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas; Aulas teóricas : aulas expositivas (forma clássica) e aulas interactivas (nas quais se dá a oportunidade aos estudantes para desenvolver aptidões de formulação e análise das questões abordadas na disciplina); Seminário/Debate : Para o aprofundamento dos conhecimentos no final do Semestre lectivo; Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar Trabalhos Escritos (TE) resultantes de pesquisa bibliográfica; É indispensável o trabalho individual dos estudantes, com resolução dos exercícios dados e com à bibliografia recomendada e às fichas da Disciplina.
|